Nesta fase da época é importante conhecermos bem todos os atletas.
Factores como o seu comportamento, a forma como se manifestam e reagem no treino ou em situação real de jogo, características físicas ou técnicas são pontos que temos de ter presentes para adequarmos o treino às nossas crianças.
O encontro de sábado à tarde serviu para fazer um pré-diagnóstico. Houve muito empenho dos nossos craques e isso é muito positivo. As conclusões tiradas do encontro de sábado, servirão para melhorarmos, e serão nos próximos treinos trabalhadas. Esta será a nossa linha orientadora. Periodicamente agendaremos jogos para estes atletas, que ainda terão mais anos de escolinhas, e definiremos os microciclos.
O excesso de jogos nestas idades pode ser prejudicial, por isso iremos jogar muito (também com outras equipas), mas a componente de treino é fundamental nesta fase do seu crescimento.
Naturalmente, os atletas mais crescidos terão mais jogos porque já passaram por esta fase na sua formação desportiva. Para estes a exigência será maior. Estas crianças terão como objectivo para esta época, a preparação para a competição federada já no próximo ano (daqui a um ano estarão a jogar em Sub-10).
Esta explicação faz sentido, pois poderão alguns pais e crianças não perceber o porque de alguns grupos poderem ter mais tempo de jogo do que outros. Aqui todos jogarão e ninguém será discriminado.
Este aspecto faz parte do nosso planeamento. O número de jogos que cada grupo fará é adequado à sua idade. É isto que entendemos ser o melhor para a sua evolução/crescimento desportivo.
Será assim na primeira fase da época. A partir de Março quase todos os fins de semana serão preenchidos com jogos e concentrações.
Sem comentários:
Enviar um comentário