terça-feira, 4 de outubro de 2011

Semana n.º4....

A caminho da 4ª unidade de treino no nosso escalão de escolinhas, irei aqui explicar, algumas das nossas linhas orientadoras.

Como é normal, a cada semana que passa aparecem novos atletas. A política social do nosso clube, e concretamente do nosso escalão, é possibilitar a todas as crianças que gostam de futebol, independente das suas capacidades ou apetências, a possibilidade e o acesso à prática da modalidade. Este fluxo de novos atletas vai acontecer com alguma regularidade nos dois/três primeiros meses de trabalho.

À excepção da equipa do Professor Mário Moreno, que já se encontra a trabalhar à parte, os nossos atletas irão partilhar o mesmo espaço.

Iremos partilhar o mesmo espaço físico, no entanto iremos tentar em cada treino dividir o grupo através de uma adequação etária.

Esta divisão terá o objectivo de possibilitar um desenvolvimento harmónico e global das crianças, atentando-se sempre aos seus aspectos cognitivos, afectivos, sensitivos e motores. Como concordarão comigo, temos crianças em fase de iniciação e outras numa fase um pouco mais avançada, crianças que de algum modo já iniciaram a sua actividade no clube a época passada.
A nossa ideia será fazer uma integração sustentada das crianças que agora chegam e com o tempo, implementar alguma rotatividade com os outros colegas até a sua adaptação estar consolidada.

Falando um pouco da metodologia por nós escolhida para a época desportiva, esta procurará visar especificamente, além do desenvolvimento e aprendizagem do futebol, a promoção da saúde e da condição física, a aquisição de hábitos e condutas motoras, e o entendimento do futebol como um factor cultural/humano, estimulando sentimentos de solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade.

Cumprimentos,
Felipe Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário