quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Frio e Chuva...

Naturalmente, o frio e a chuva estão a chegar.
Devido à instabilidade do tempo nesta fase de transição do verão/outono/inverno, há necessidade que tenhamos em conta, a médio prazo, alguns cuidados (pais e treinadores).

Basicamente, o que se pretende é que as condições climatéricas adversas não seja a condição que nos vai fazer ficar na cama ao sábado em vez de ir treinar.

A mensagem que pretendo transmitir aos pais, é no sentido de alguns comportamentos/procedimentos a adoptar, nos dias em que esteja mais frio ou chuva.
Assim sendo, e sempre que possível, todos os atletas devem comparecer ao treino agendado, independentemente, de estar a chover muito ou pouco.

Caso à hora do treino se verifique que não estão reunidas as condições para se treinar, será preparada uma outra actividade para as crianças, no âmbito do futebol, em local abrigado, que poderá passar por ir para o auditório ver um filme relacionado com treino ou outro. Só em último caso o treino será cancelado.

Só deixaremos de fazer treino de campo, se estiver a chover muito. Caso o tempo esteja ‘intermitente’, faremos o treino normalmente, sendo que sob esta condição, os pais deverão assegurar que assim que termine o treino, as crianças tomarão um banho quente.
Poderão levar material de banho e usar os nossos balneários, ou então, tomar o banho em casa, sendo conveniente não demorar muito tempo, desde o campo até a casa.

Apesar das boas condições do campo, é natural que em alguns dias o piso sintético se encontre molhado, será também conveniente nestes casos tomar em conta o descrito anteriormente.

Caso as crianças se encontrem adoentadas (febre, ou outro), deverão ficar em casa. No entanto caberá sempre aos pais aferir acerca do estado ‘adoentado’ da criança. Por vezes o treino sobre determinadas condições de saúde até poderá ser benéfico, pois ao fazerem exercício, aumentam a produção de calor e consequentemente a circulação de sangue.
Relativamente ao vestuário, as crianças têm dificuldade em regular a sua temperatura. Assim, é conveniente que, sob temperaturas baixas e quando os pais achem conveniente, andem com um gorro de lã. As extremidades (mãos e pés) devem também ser devidamente protegidas com meias e luvas.

Enquanto for possível, deverão treinar de calções, de qualquer forma, em determinados dias, será inevitável, treinarem de calças de fato de treino.
Quando estiver a chover e se possível, é também conveniente trazerem um casaco impermeável leve.

A roupa usada deve ser preferencialmente em material de algodão, visto os produtos de origem sintética gerarem transpiração. A roupa deve ser possível de despir facilmente.
É ainda conveniente que, nas alturas de maior frio, as crianças utilizem produtos que as protejam do cieiro. As agressões provocadas pelo frio geram muitas vezes desconforto a este nível, e não só nas crianças.

Perante tudo isto, nós treinadores, também faremos uma abordagem e uma concepção diferente dos conteúdos do treino. Na fase inicial iremos incidir mais sobre exercícios específicos de aquecimento.
Cumprimentos,
Felipe Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário