terça-feira, 21 de agosto de 2012

Informação #1, #2 e #3

À medida que o início dos trabalhos se aproxima, vamos colocando algumas informações relacionadas com os métodos e processos operacionais do nosso grupo. Assim, apresentamos as informações já definidas, de uma forma condensada e por tópicos, para uma melhor percepção.
No início da época pretendemos elaborar um documento com estes tópicos estruturados e fornecer aos pais.

A exemplo da época passada, o nosso escalão tem uma filosofia aberta. Estaremos abertos a sugestões/observações.
 

1 - Objectivos Gerais:

- A nossa escolinha destina-se a crianças de ambos os sexos, nascidas entre 2004 e 2007.

- Pretende promover a socialização de crianças numa lógica de evolução, a nível sociológico, educacional e desportivo, através da prática da sua modalidade de eleição.

- Contribuir na formação de cidadãos, através de iniciativas e acções didáctico-pedagógicas voltadas ao equilíbrio dos processos de interacção social.

- Ensinar a prática do futebol, numa lógica lúdico-competitiva, de forma consciente e reflexiva, introduzindo conceitos de responsabilização, cidadania, nutrição, etc.


2- Objectivos Específicos:

- A preparação dos atletas mais crescidos será feita na perspectiva de estes no próximo ano iniciarem a sua competição federada, no escalão de Sub-10.

- A preparação dos mais jovens, será enquadrada com as suas idades, numa lógica de progressão/evolução equilibrada e sustentada. A maior parte destes atletas ainda têm 2 ou 3 anos neste escalão e o objectivo deste ciclo é levá-los aos Sub-10.


3- Informações de Carácter Geral:

- O grupo de trabalho irá ter entre 40 a 50 crianças. Queremos mais uma vez que esta actividade seja encarada numa perspectiva lúdica aliada à vertente desportiva.

- As equipas serão definidas em reunião de treinadores e os critérios não serão exclusivamente a idade ou o desenvolvimento físico ou motor da criança. Factores como a proximidade de algumas crianças entre si, quer por serem já amigos, familiares, ou colegas de escola serão tidos em conta.

- Apesar da 'divisão', a gestão será única e todos os grupos trabalharão em conjunto e com objectivos comuns, a exemplo do que aconteceu a época passada.

- O número de equipas será definido para que todos os grupos possam ter muito tempo de jogo.

- Haverá flexibilidade ao nível da constituição dos grupos. Tentaremos não alterar muito mas irão existir permutas durante os treinos ou jogos.

-Tentaremos definir um número de monitores de forma a que haja um treinador por cada 4 crianças, para atletas nascidos em 2007 e 2006.

- Para as crianças de 2005 haverá um treinador por cada 5 crianças.


- Para as crianças de 2004 haverá um treinador por cada 6 crianças.


- Haverá um treinador de guarda-redes, que acompanhará todos os guarda-redes. Para o número de equipas previsível, esperamos ter 5 ou 6 guarda-redes.

- Tal como em anos anteriores não é feito um controlo rígido das presenças. É feito ‘diariamente’ um levantamento para tratamento estatístico.

- Sempre que seja previsível que uma criança não possa ir ao treino ou a uma actividade, seja por que motivo for, deverá dentro do possível ser informado o treinador com a antecedência possível. Sabemos que na maior parte das vezes não é possível, mas à casos em que é previsível.


- Apesar de não haver um controlo efectivo de presenças, este aspecto facilita-nos o planeamento dos treinos.

Sem comentários:

Enviar um comentário